terça-feira, 16 de julho de 2019

Insegurança nas estradas brasileiras



Demagogia ou ignorância
Infelizmente no Brasil precisamos pensar constantemente e, se possível, reagir a decisões imprevidentes, mal pensadas, criminosamente perigosas.
Grandes executivos políticos e privados têm bons funcionários, não podem alegar desconhecimento de causas e efeitos de decisões que afetam a sobrevivência de nosso povo.
Para a corrupção parece que estamos ensaiando ajustes essenciais. A Operação Lava Jato é exemplo internacional (Wikipédia) e gradativamente avança mostrando o lodaçal da corrupção. Nossa maior esperança é ver seus campeões em lugares mais poderosos.
O mundo não fardado, ao contrário dos militares, precisa de segurança. Nossos indicadores são absurdamente ruins. Felizmente a tecnologia acrescenta soluções que devem ser aproveitadas.
Temos agora a situação das estradas brasileiras. Nelas encontramos motoristas e caminhões sem condições de trânsito. O que fazer? Retirar radares? Relaxar no exame de motoristas? Inspeção de veículos? Não usar as estradas? Rezar, orar, fazer promessas para que tudo funcione bem?
Quem cuidará das famílias dos acidentados? O INSS?
O SUS aguenta mais esses custos? Teremos mais hospitais para acidentados? Mais médicos? Clínicas de tratamento de pessoas com deficiência(s)?
Quem decide erra, só não deve exagerar.
O tempo passa e o Brasil não fardado precisa de segurança.

João Carlos Cascaes
Curitiba, 16.7.2019

Pesquisar este blog